* Separe vários e-mails com vírgulas.
.Pesquisar
.Conheça e Ore Pelas Nações
Ruanda
Ruanda
Imprimir Enviar por e-mail Obter PDF
Data de publicação 26.06.2008, 12h41

{title_topic}
Prosperidade cristã
Algo que entristece meu coração é a maneira como o cristianismo tem sido pregado, pois não existe mais abnegação e o Evangelho virou um mar de rosas sem espinhos.

O modo que a Palavra está sendo usada em prol de interesses humanos, principalmente financeiros, é ridículo! Manipulam pessoas através da Palavra de Deus para adquirir o que desejam.

O que se prega atualmente são as promessas de Deus. Isso é fácil lembrar.

Dizer "eu tenho o que a Bíblia diz que tenho, eu sou o que a Bíblia diz que sou, eu posso o que a Bíblia diz que posso, ALELUIA!!!" é sim plesmente não ter conhecimento do seu significado; afinal, o quê a Bíblia diz mesmo em relação às lutas? Que estaremos livres delas? Jo16:33.

Esquecer as tribulações, deixar de lado as referências que dizem respeito às nossas vontades que devem ser renunciadas (Mt 6:19-21) e somente dizer e crer que "Tudo posso naquele que me fortalece." (Fp 4:13). Mas observando o contexto, entende-se que Paulo se refere a ser humilhado e honrado, passar por abundância e também por escassez. Ele sabia viver possuindo tudo ou nada. Dessa parte é tão fácil nos esquecermos.

Pior é ouvir que Deus é dono do ouro e da prata (Ag 2:8) e que nós somos herdeiros de Deus e co-herdeiros em Cristo, logo o ouro e a prata, ou melhor, todo o ouro e toda prata nos pertence.

Em Rm 8:16-17, Paulo mostra que da mesma forma que Cristo venceu a carne e andou segundo o Espírito; por causa do seu sacrifício, também podemos fazer o mesmo e a nossa h erança referente a isso é: "...se com Ele sofremos, também com Ele seremos glorificados". Rm 8:17b.

Então posso dizer que teremos uma vida medíocre? Não, mas que a prosperidade virá segundo a vontade do Senhor, pois também precisamos herdar o amor vindo dEle, a ponto de abrirmos mão da própria vida. Pode ser essa a prosperidade que o Criador tem para nós, a de perder a nossa vida para herdar o Reino de Deus. Mt16:24-25.

Nivia Menezes Campos
por Nivia Menezes Campos
em 26.06.2008, 12h41
Tags: prosperidade
Novo por aqui? Talvez queira assinar nosso RSS Feed e agilizar sua leitura diária.
18 comentários para esta publicação


Ana
26.06.2008, 18h40
oi nívia!

vc teve coragem para expor o que poucos tem coragem.O fato é que o cristianismo é muito mais do que acúmulo de bens materiais,o que conta no final não é o quanto nos temos em terra,mas sim o quanto temos investido no Reino de Deus.

Há coisas muito mais importantes do que a acumulação de bens."Buscai o reino de Deus e a sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas."Mateus 6:33
=*


Wesley SantosWesley Santos
26.06.2008, 18h50
Como diriam...

"Eu sou o que a bíblia diz que eu sou,
se Deus é o Rei dos Reis
e eu sou o filho dele,
Então eu sou o príncipe dos príncipes..."

As pregações são cada vez mais antropocentricas e Javé, Cristo ou o Espirito são cada vez mais deixados de lado...

O que me consola é o discurso do Coélet:
"Sim, Deus fará toda obra vir ao julgamento, tudo o que ela contém de bom ou mau." Pv 12.14

Bjs


DaniDani
26.06.2008, 20h23
Eu estava lendo uma reportagem na Istoé, sobre jovens e religião (http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2016/a-fe-da-juventude-estudos-ineditos-revelam-como-os-jovens-93460-1.htm) , e vi uma menina que deixou de seguir a religião evangélica por essa excessiva pregação sobre prosperidade. É triste, ver que estamos "arrebanhando" almas para Cristo, da maneira errada, com pregações que fazem bem aos ouvidos e mal para a alma.
Bjim!!
Fica com Deus=)


CariocaCarioca
26.06.2008, 21h43
Muito bom o texto!
Para um país capitalista como o nosso, a teologia da prosperidade tem ganhado força por causa do consumismo.
Será que essa prosperidade funciona na África, na China, na Korea do Norte, ou seja, nos paises perseguidos?
Jesus os abençoe


Matheus
27.06.2008, 10h25
O que mais me incomoda são as almas que estão ouvindo essas pregações, e vivendo isso. Existem muitos enganados, mas há muitos que têm procurado a Igreja apenas como um balcão de oportunidades.
Esse slogan de "mar de rosas sem espinhos" não pode ser usado para evangelizar. A pregação de Jesus é exatamente o contrário. "Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". Todos esses que procuram deleites na Igreja correm o risco de continuarem com a vida vazia e não terem um encontro verdadeiro com o Salvador.
Precisamos batalhar e viver o cristianismo verdadeiro, aquele de carregar a cruz após Cristo todos os dias. Dessa forma, veremos uma nação de adoradores que adoram a Deus em espírito e em verdade, não pelo que Ele faz, mas pelo que Ele é!


Nathan
27.06.2008, 13h08
Temos que colocar os nossos olhos fitos em Deus e seguir a tua vontade para nossas vidas,pois Deus não veio para nos dar casa carro,e outros bens materiais mas sim salvação,as pessoas visam o lado material e esquessem o espiritual.

Buscai primeiro o Reino de Deus e as suas justiças e as outras coisas vos serão acrescentadas.Mateus 6:13

Parabens Nivia pelo texto que D


Milena
27.06.2008, 18h03
É isso aí Nivinha.....
Um dia ouvi: "Prosperidade é ausência de necessidade" e não RIQUEZA!
Acredito que no dia que vermos o Senhor, todas estas questões serão esclarecidas; e veremos como quão "simples" elas são.


Carlos A GurgelCarlos A Gurgel
02.07.2008, 19h59
Eu tenho medo do cresimento do Brasil de um país de terceiro mundo, para um país de segundo ou até primeiro mundo. Por que foi assim que os Estados Unidos da América perdeu o temor a DEUS.
Hoje muitos americanos vivem uma vida muito materialista inclusive minha FAMILIA que está lá, e mesmo com uma vida financeira estável não são feliz!
Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração! Diz o Senhor!!!!!!!! Galera realmente temos que acumular tesouros nos céus.


AllanAllan
24.07.2008, 09h39
Éééé... ha,ha,ha...hun.
Deixa pra lá.


medrado santosmedrado santos
24.07.2008, 16h23
o cristao è pra ser pròspero mesmo,ter o melhor q poder conquistar,+ com muito equilibrio, e q a entençao de ser bèm susedido seja de ser um mantendedor da obra de Deus abri os bolço sen limite.


maria paulamaria paula
28.07.2008, 01h31
eu acho também, a pregação da prosperidade material furada, eu prefiro a amar a Deus sem pensar que ele pode me dar algo em troca. Só quero seu amor, e estar no céu com ele, e adorá-lo em espirito em verdade. O resto seja o que ele quiser.


MarcelaMarcela
14.11.2008, 15h30
Nivinha q texto doido! Eu achei esse texto sem nem saber q era vc q tinha feito e nem tava procurando o salva vidas, só procurei: o que a bíblia diz que eu sou no google. Quero acrescentar q a galera fica pedindo várias e várias paradas pra Deus e usam a passagem q diz q receberão tudo o q pedirem em nome de Jesus, mas depois não recebem e reclamam a vera. Só que não é bem assim não. Se as escrituras não nos prometerem aquilo que estamos buscando, não temos o direito de pedi-lo em oração. Não devemos querer algo q a palavra de Deus diz que não devemos ter. Portanto, cada um deve analisar a palavra pra saber o que Deus tem a dizer sobre cada situação. Devemos dizer: A bíblia diz, eu creio, e está resolvido. e não dizermos: Eu quero, eu creio, e está resolvido. E se a bíblia nos pede uma ação pra q aja reação espiritual, pq queremos as reações sem termos efetuado as ações?? Todas as promessas bíblicas tem uma ação no qual as promessas são o resultado daquelas aões. Num sei se deu pra entender do jeito q expliquei, mas valew!! Deus bençoa, tah mto maneiro isso aki hem! Valew salva Vidas!! pinGODagua


césarcésar
05.09.2009, 19h28
César
5 Setembro,2009 às 7:18 pm

Eu creio em um Deus, que tem o melhor para o seu filho, onde ele disse que se estivessemos ligados na videira e a palavra dele estiverdes em nós pede o que quizer e será dado.Jesus disse que se um filho pedir pão o Pai vai dar uma pedra, ou se pedir peixe ele vai dar uma cobra.E ainda completou, voceis que são maus dão o melhor para os seus filhos, imaginem o nosso Pai celeste.Creio que voce pode ser bem de vida, ser rico e seu amôr não está no dinheiro, isso por voce ter uma conversão verdadeira, uma alinaça eterna e pensar nas coisas do alto.
Mas não acredito nesse olhar só espiritual, se temos uma vida natural e precisamos ajudar pessoas.Como você ajudaria seu irmão se você não tem nada?Que hipocrisia deste evangelho de miseraveis, onde o seu Pai é dono do ouro e da prata e voce como filho é miseravel, nem uma moeda para ajudar o seu próximo, mas se acha espiritual, mostrando para todos, como aqueles que alargavam os seus filactérios, só para chamar atenção, vivendo com o coração cheio de inveja dos que prosperam.Por que tem pessoas que não servem a Deus e são prosperas e vivem bem?Sabe porque?Por que crê muito mais que aqueles que já tomaram decisões em Cristo.O que faltam a eles?Só a conversão, mas isso pode não demorar muito e serão cristãos cheios de desejos de investir na obra, de ajudar outros, de andar a segunda milha semeando no reino, enfim vai olhar para aqueles que se acham espirituais e criticam os que prosperam.As roupas de Jesus foram lançadas sortes, por ser ricas, o melhor tecido.Então começe a ver a vida de uma forma diferente, que voce pode ser espiritual, cheio do conhecimento, mas que saiba que voce pode viver uma vida melhor e reinar em vida com Cristo, amem?
Romanos 5-17- NO CÉU VOCE NÃO PRECISA REINAR……

Jorge LuizJorge Luiz
26.11.2009, 22h33
Graça e Paz.

Primeiramente:tomemos a lição de Batista,a primeira assertiva profética:Arrependei-vos!!Pois é chegada a hora,o Reino está proximo.Arrependimento implica em mudança de conduta (jamais em exorbitância ou acréscimo matérial.;
Segundo:seguir o Evangelho do Cristo da Bíblia,não o"cristo"que faz prosperar,implica em ABONO MATERIAL,dessa forma,contudo,todo aquele que segue a Cristo tendo-O como Senhor e Salvador deve apartar-se de boa parte das coisas terrenas.Jamais as Escrituras impedem um cristão de tornar-se próspero,pelo contrário,que cada um prospere com o que trabalhar.Tereceiro:o termo prosperiade é demais relativo>Deus regozija-se profundamente com um homem que honra sua esposa,zela pelos seus,do que quem corre atrás da prata e do ouro:
Quarto,tomando como exemplo o jovem rico,que aproximando-se de Cristo,deseja obter a vida eterna. Tal jovem sabia da majestade de JC,no entanto a resposta de Cristo fora categórica:Vá,doe tudo aos pobres e segue-me...magnífico.Eis aí,segundo os lábios de JC,a sentença.Materialismo inválido,Evangelho não é sinônimo de riqueza...pelo contrário,a pessoa de Cristo é a exortação mais clara da falta de prosperidade material.

JulianaJuliana
12.01.2010, 09h38
Meus parabéns irmão, pela sua maneira de pensar! Que resposta linda...
Eu penso o mesmo, e como o cristianismo seria melhor se muitos pastores pensassem assim e pregassem sobre o verdadeiro amor de Cristo, e ajudassem na formação de verdadeiros cristãos..

Nivton CamposNivton Campos
27.11.2009, 12h18
A Paz do Senhor, César!

Infelizmente, esta resposta segue muito depois do seu comentário. Como ele foi feito num texto já escrito há mais tempo, não o vi na ocasião da publicação.

Respeitosamente, acho que não concordo essencialmente com nada que você disse. Um trecho, porém, foi de uma incoerência tão grande que eu não resisti em tecer este comentário. É o seguinte:

"Por que tem pessoas que não servem a Deus e são prosperas e vivem bem?Sabe porque?Por que crê muito mais que aqueles que já tomaram decisões em Cristo.O que faltam a eles?Só a conversão, mas isso pode não demorar muito e serão cristãos cheios de desejos de investir na obra(...)"

Meu irmão, não consigo discernir e nem cabe tal tarefa, se foi a cobiça, o materialismo, a religiosidade enganosa ou a simples falta de discernimento que encheu seu coração para que dele saíssem tais palavras. Fato é que o seu discurso está carregado de pressupostos que não comungam com a verdade do Evangelho.

O fato de você relacionar toda a aquisição de bens materiais e toda a prosperidade à fé demonstra no que esta fé está baseada. Você já pensa que crer implica em receber e em receber bens materiais. Dizer que os que são prósperos o são por que crêem, mesmo não sendo convertidos, é um dos absurdos mais cômicos (se não trágicos) que já ouvi (ou li ou vi).

Então, o Ozzy Osbourne é um grande cristão em potencial, pois já teve fé para ser muito abençoado financeiramente. Ele tem imóveis, carros luxuosos, mora muito bem... Só falta a conversão. Quer dizer também que Elke Batista, Bill Gates, Warren Buffet e outros adquiriram todos os seus bens por que creram?

Parece que você está pensando que Deus não poderia dar para alguém bens materiais que não fossem por meio da fé, devido à sua compreensão errada da relação féXrecompensa, ou como poderia ser chamada "teologia da retribuição". Pensar que todo bem material e toda prosperidade também provém de Deus é outro absurdo. Afinal, quando Jesus foi tentado a prostrar-se diante de Satanás, este lhe ofereceu aquilo o que pertencia: os reinos deste mundo e a sua glória. Portanto, uma pessoa pode prosperar sem ter nada a ver com Cristo, simplesmente prosperar por que trabalhou e se esforçou para tal.

Um último ponto, meu amigo, sugiro que não repasse os absurdos que costumamos escutar nas pregações que têm como norte a teo-heresia da prosperidade. Usar o argumento fajuto de que as roupas de Cristo foram sorteadas por serem caras... é de fazer até João Batista bater a cabeça no túmulo!

Perdoe-me se, de alguma forma te desagradei sem que houvesse nisso um propósito. Não foi a intenção. Sinta-se a vontade para continuar o diálogo. E espero que Deus nos dê clareza na nossa fé.

Grande abraço!


R.BoyR.Boy
28.11.2009, 01h04
"Estão colocando palavras na boca de Deus, não foi Ele quem disse: "...tudo isso te darei de me adorares".


R.BoyR.Boy
28.11.2009, 01h06
Estão colocando palavras na boca de Deus, não foi Ele quem disse: "...tudo isso te darei se me adorares". (Ricardo Gondim)


Algum comentário?


Prosperidade cristã

Algo que entristece meu coração é a maneira como o cristianismo tem sido pregado, pois não existe mais abnegação e o Evangelho virou um mar de rosas sem espinhos.

O modo que a Palavra está sendo usada em prol de interesses humanos, principalmente financeiros, é ridículo! Manipulam pessoas através da Palavra de Deus para adquirir o que desejam.

O que se prega atualmente são as promessas de Deus. Isso é fácil lembrar.

Dizer "eu tenho o que a Bíblia diz que tenho, eu sou o que a Bíblia diz que sou, eu posso o que a Bíblia diz que posso, ALELUIA!!!" é sim plesmente não ter conhecimento do seu significado; afinal, o quê a Bíblia diz mesmo em relação às lutas? Que estaremos livres delas? Jo16:33.

Esquecer as tribulações, deixar de lado as referências que dizem respeito às nossas vontades que devem ser renunciadas (Mt 6:19-21) e somente dizer e crer que "Tudo posso naquele que me fortalece." (Fp 4:13). Mas observando o contexto, entende-se que Paulo se refere a ser humilhado e honrado, passar por abundância e também por escassez. Ele sabia viver possuindo tudo ou nada. Dessa parte é tão fácil nos esquecermos.

Pior é ouvir que Deus é dono do ouro e da prata (Ag 2:8) e que nós somos herdeiros de Deus e co-herdeiros em Cristo, logo o ouro e a prata, ou melhor, todo o ouro e toda prata nos pertence.

Em Rm 8:16-17, Paulo mostra que da mesma forma que Cristo venceu a carne e andou segundo o Espírito; por causa do seu sacrifício, também podemos fazer o mesmo e a nossa h erança referente a isso é: "...se com Ele sofremos, também com Ele seremos glorificados". Rm 8:17b.

Então posso dizer que teremos uma vida medíocre? Não, mas que a prosperidade virá segundo a vontade do Senhor, pois também precisamos herdar o amor vindo dEle, a ponto de abrirmos mão da própria vida. Pode ser essa a prosperidade que o Criador tem para nós, a de perder a nossa vida para herdar o Reino de Deus. Mt16:24-25.


por Nivia Menezes Campos
Ministério Salva-Vidas - 26.06.2008, 12h41